Comprem o novo álbum dos b o x 2 b o x

Olhos de Gato

Um projecto da Sara Almeida cujo o combustível são as emoções.


        Adoro o meu trabalho nos "Olhos de Gato"! Nos Concertos infantis interactivos de Olhos de gato, com a duração de quarenta e cinco minutos, são criadas condições de estimulação musical proporcionando um meio sonoramente rico onde o bebé e a criança (apoiados pelos pais) encontram aquilo de que necessitam para o seu desenvolvimento. Trata-se de proporcionar a oportunidade de coleccionarem e explorarem o vocabulário musical da sua cultura envolvente.

A interacção comunicativa, que se estabelece através de modalidades expressivas presentes na voz, no olhar, no corpo e no tacto, é absolutamente insubstituível e contém natural e instintivamente as primeiras lições de sociabilidade, de música e de linguagem verbal.

No desenrolar do concerto, o contraste e a diversidade dos estímulos musicais são fundamentais neste processo. A aprendizagem é feita através de comparações, do acesso a um conjunto diversificado e contrastante de canções tradicionais, originais e fragmentos musicais de diferentes estilos musicais que são apresentados para que o bebé e a criança reconheçam as diferenças. 

Há um equilíbrio entre alguma repetição e estabilidade. O silêncio é igualmente de importância extrema, como sendo a outra face da música, permitindo a seguir às intervenções musicais que as crianças interiorizem o que ouviram ou que apresentem respostas mais explícitas.

Percebem agora porque gosto tanto de estar envolvido neste projecto? Para mais informações vão à página dos Olhos de Gato no facebook (é só clicar na imagem que se segue):  




Comentários

Siga os b o x 2 b o x no SoundCloud!

Mensagens populares