Ouçam o novo EP dos BOX 2 BOX

domingo, 28 de outubro de 2012

Inquéritos "Científicos".


 Evolução da qualidade dos inquéritos em Portugal.
Comentei esta sondagem há mais de um ano. Agora ao rever algumas das minhas notas, não resisto em publicar de novo o que considero um exemplo claro de “questão manipulatória”:

"A sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios dá conta de como os portugueses receberam a medida do executivo
Imposto Extraordinário: Mais de 40% dos portugueses apoia a decisão do governo "

 Mais de 40% dos portugueses acha "uma boa ideia" o novo imposto especial criado pelo Governo de Passsos Coelho e cujos contornos foram ontem conhecidos.
De acordo com a sondagem feita pela Aximage para o Jornal de Negócios, 45,6% dos portugueses inquiridos reage positivamente à pergunta "pagar custa a todos, mas diga-me com sinceridade o que acha desta decisão do governo", considerando-a uma boa ideia e, 9,7% admite que é "assim-assim".
A medida do executivo não reúne, todavia, um apoio unânime junto dos inquiridos, com 41% a considerar que esta não é a forma de resolver o problema das finanças públicas.
O maior apoio à medida vem dos participantes que admitem ter votado nos dois partidos no governo: PSD (71,7%) e 69,9% (CDS-PP). Quem votou no PS e no PCP mostra-se menos receptivo com 51,9% e 65,7% a considerarem ser uma má medida. Na esquerda parlamentar apenas os votantes no Bloco de Esquerda apoiam a  medida do ministro Miguel Gaspar, com 48,4% a achar que esta é uma boa decisão e 6,2% a classificá-la de assim-assim.
A sondagem foi feita junta de uma amostra aleatória e estratificada, com 600 entrevistas telefónicas efectivas, entre 5 a 8 de Julho, com uma taxa de resposta de 79,3%. A margem de erro é de 4%."

15/07/2011 | 09:20 | Dinheiro Vivo 



Comecemos pela forma "científica" como foi realizada a questão:

"Pagar custa a todos, mas diga-me com sinceridade o que acha desta decisão do governo"

...Esperem...estou a recuperar o fôlego...isto de rir também cansa...


Tenho algumas perguntas do género que podem ser feitas por várias entidades públicas ou privadas num futuro inquérito, comecemos pela EDP :

"Todos sabemos que é burrice deixar uma luz acesa quando não estamos em casa, mas diga lá se já lhe aconteceu alguma vez?"

 Segurança Rodoviária:

"Todos sabemos que só um idiota não cede prioridade numa rotunda, mas diga lá com sinceridade se já lhe aconteceu alguma vez?"

Direcção Geral dos Impostos:

"Todos sabemos que é um crime não declarar a totalidade dos seus rendimentos , diga lá com sinceridade se já cometeu este delito?"

Ministério da Educação:

"Todos sabemos que só um porco batoteiro copia, mas diga-me com sinceridade se já copiou?"

Ministério da Defesa:

"Todos sabemos que só maricas ou pacifistas (que é a mesma coisa que maricas só que se vestem de maneira diferente) não querem ir à tropa, mas diga lá com sinceridade se gostava que o seu filho integrasse algum ramo das forças armadas?"

Polícia Municipal:

"Estacionar custa a todos mas diga-me com sinceridade se já foi uma besta quadrada e estacionou num lugar para deficientes?"

Ginásio da sua rua:

"Todos sabemos que só preguiçosos ou obesos inúteis não gostam de exercício, mas diga-me com sinceridade se gostava de se inscrever já este mês no nosso ginásio?"

Casa de "meninas" do seu bairro:

"Nunca te vimos por aqui, diz-me lá com sinceridade, és paneleiro?
Se não és até amanhã "
  
Bem depois de analisar a pergunta perdi a vontade de comentar os resultados da mesma. Obrigado a quem leu até aqui;-)

© Manuel Tavares 

Sem comentários:

Enviar um comentário