Comprem o novo álbum dos b o x 2 b o x

Inquéritos "Científicos".


 Evolução da qualidade dos inquéritos em Portugal.
Comentei esta sondagem há mais de um ano. Agora ao rever algumas das minhas notas, não resisto em publicar de novo o que considero um exemplo claro de “questão manipulatória”:

"A sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios dá conta de como os portugueses receberam a medida do executivo
Imposto Extraordinário: Mais de 40% dos portugueses apoia a decisão do governo "

 Mais de 40% dos portugueses acha "uma boa ideia" o novo imposto especial criado pelo Governo de Passsos Coelho e cujos contornos foram ontem conhecidos.
De acordo com a sondagem feita pela Aximage para o Jornal de Negócios, 45,6% dos portugueses inquiridos reage positivamente à pergunta "pagar custa a todos, mas diga-me com sinceridade o que acha desta decisão do governo", considerando-a uma boa ideia e, 9,7% admite que é "assim-assim".
A medida do executivo não reúne, todavia, um apoio unânime junto dos inquiridos, com 41% a considerar que esta não é a forma de resolver o problema das finanças públicas.
O maior apoio à medida vem dos participantes que admitem ter votado nos dois partidos no governo: PSD (71,7%) e 69,9% (CDS-PP). Quem votou no PS e no PCP mostra-se menos receptivo com 51,9% e 65,7% a considerarem ser uma má medida. Na esquerda parlamentar apenas os votantes no Bloco de Esquerda apoiam a  medida do ministro Miguel Gaspar, com 48,4% a achar que esta é uma boa decisão e 6,2% a classificá-la de assim-assim.
A sondagem foi feita junta de uma amostra aleatória e estratificada, com 600 entrevistas telefónicas efectivas, entre 5 a 8 de Julho, com uma taxa de resposta de 79,3%. A margem de erro é de 4%."

15/07/2011 | 09:20 | Dinheiro Vivo 



Comecemos pela forma "científica" como foi realizada a questão:

"Pagar custa a todos, mas diga-me com sinceridade o que acha desta decisão do governo"

...Esperem...estou a recuperar o fôlego...isto de rir também cansa...


Tenho algumas perguntas do género que podem ser feitas por várias entidades públicas ou privadas num futuro inquérito, comecemos pela EDP :

"Todos sabemos que é burrice deixar uma luz acesa quando não estamos em casa, mas diga lá se já lhe aconteceu alguma vez?"

 Segurança Rodoviária:

"Todos sabemos que só um idiota não cede prioridade numa rotunda, mas diga lá com sinceridade se já lhe aconteceu alguma vez?"

Direcção Geral dos Impostos:

"Todos sabemos que é um crime não declarar a totalidade dos seus rendimentos , diga lá com sinceridade se já cometeu este delito?"

Ministério da Educação:

"Todos sabemos que só um porco batoteiro copia, mas diga-me com sinceridade se já copiou?"

Ministério da Defesa:

"Todos sabemos que só maricas ou pacifistas (que é a mesma coisa que maricas só que se vestem de maneira diferente) não querem ir à tropa, mas diga lá com sinceridade se gostava que o seu filho integrasse algum ramo das forças armadas?"

Polícia Municipal:

"Estacionar custa a todos mas diga-me com sinceridade se já foi uma besta quadrada e estacionou num lugar para deficientes?"

Ginásio da sua rua:

"Todos sabemos que só preguiçosos ou obesos inúteis não gostam de exercício, mas diga-me com sinceridade se gostava de se inscrever já este mês no nosso ginásio?"

Casa de "meninas" do seu bairro:

"Nunca te vimos por aqui, diz-me lá com sinceridade, és paneleiro?
Se não és até amanhã "
  
Bem depois de analisar a pergunta perdi a vontade de comentar os resultados da mesma. Obrigado a quem leu até aqui;-)

© Manuel Tavares 

Comentários

Siga os b o x 2 b o x no SoundCloud!

Mensagens populares